Porque o conceito de “empresa” pode ser entendido como uma ficção legal?

Você está aqui:
  • Principal
  • Porque o conceito de “empresa” pode ser entendido como uma ficção legal?
<<

Empresa também não deixa de ser explicada como uma abstração enquanto entidade jurídica, podendo-se entender que seria uma ficção legal. A relação entre as pessoas e os meios para o exercício de empresa levam à abstração, em que a figura mais importante seria na verdade, o empresário, preponderando a organização do capital e do trabalho pelo último.

Do exercício da atividade produtiva somente se tem, portanto, uma ideia abstrata.

Várias concepções de empresa podem ser estudadas: o aspecto subjetivo, que corresponderia ao conceito de empresário; o aspecto objetivo, em que se utiliza a expressão italiana azienda, que compreende o conjunto de bens patrimoniais destinados ao exercício da atividade empresarial; o corporativo ou institucional, que diz respeito à organização de pessoas, incluindo o empresário e seus auxiliares. Essas teorias foram desenvolvidas pelo italiano Asquini.

O certo é que na economia moderna empresa tem várias funções, em que são múltiplos os interesses a serem analisados: dos proprietários, dos administradores, dos empregados, da comunidade, do Estado.

Sumário
Ir ao Topo